drenagem pluvial

Em próxima etapa de obra, Rua Pinheiro Machado será bloqueada

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Rua Tuiuti segue bloqueada nesta semana

Há quase dois meses, a rotina de quem precisa passar pelo Centro de Santa Maria mudou. É que o entorno da Rua Riachuelo sofre bloqueios desde o dia 14 de agosto e, por isso, tanto ônibus do transporte público quanto veículos de passeio devem utilizar rotas alternativas para se deslocar na região. A obra de drenagem pluvial e recuperação asfáltica promete ser a solução de alagamentos no local, reclamação antiga de moradores, conforme informou a prefeitura.

VÍDEO: como foi o primeiro dia da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Santa Maria

De acordo com o secretário Francisco Severo, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a obra, com previsão de duração de cerca de três meses, foi dividida em três etapas. A primeira, que ocorreu na Rua Riachuelo, entre as ruas Tuiuti e Astrogildo de Azevedo, já foi concluída. Agora, a obra está na segunda etapa, que engloba as ruas Tuiuti e Pinheiro Machado. A licitação das duas primeiras fases teve o valor de R$ 307 mil.

Na terceira e última etapa, que deve começar no início de novembro, a obra será para recuperar o pavimento de todos os trechos onde foi realizada a drenagem pluvial, ou seja, nas ruas Riachuelo, Tuiuti e Pinheiro Machado. Severo garante que, nesses locais, será feita a fresagem (raspagem do asfalto antigo) e a colocação de um asfalto totalmente novo. Ainda não foi licitado o valor da última fase. 

RIACHUELO LIBERADA NESTE MÊS
Durante 44 dias, o trânsito ficou bloqueado na Rua Riachuelo. Cerca de 90% das linhas de ônibus da cidade que passam no local precisaram ser desviadas pela Rua Pinheiro Machado, Benjamin Constant e Venâncio Aires, até voltarem ao itinerário normal pela André Marques. O ponto de ônibus da Riachuelo também havia sido desativado. Além disso, as ruas Astrogildo de Azevedo, Roque Calage e Ângelo Uglione também foram afetadas pela construção da rede pluvial. 

Com a liberação da via, no dia 28 de setembro, tanto o transporte público quanto os demais veículos voltaram a trafegar normalmente pelo local. Entretanto, o trânsito na Riachuelo deve ser interrompido novamente a partir de novembro, para as obras de recuperação asfáltica. Algumas partes do asfalto foram removidas e receberam um paliativo para garantir o tráfego normal até a pavimentação definitiva. 

Receita libera nesta terça consulta ao quinto lote de restituição do IR

LIBERAÇÃO DA TUIUTI
As ações na Rua Tuiuti, que marcaram o início da segunda fase, começaram no dia 30 de setembro. Entretanto, as obras foram afetadas pela chuva e houve um tranca-destranca no local. Como o trabalho não pode ser realizado com o tempo instável, a prefeitura desbloqueou o trecho, entre as ruas Riachuelo e Acampamento. Só que a empresa que realiza os obras achou que poderia retomar o trabalho, já que não chovia pela manhã. Contudo, com o aumento da precipitação à tarde, a obra foi mais uma vez suspensa e o trecho foi liberado para trânsito durante o último fim de semana.

Como a previsão do tempo para esta semana indica sol, a rua foi bloqueada na manhã desta segunda-feira e deve seguir assim até, pelo menos, a sexta-feira. Conforme o secretário, os trabalhos no local devem ser concluídos em cinco dias úteis, ou seja, se não ocorrer atrasos, a Rua Tuiuti deve ser liberada até o fim de semana. 

NOVO BLOQUEIO
Se o cronograma seguir o que Severo adianta, a próxima via a ser bloqueada é a Rua Pinheiro Machado, entre a Riachuelo e a Acampamento, na semana que vem. Com isso, como há linhas de ônibus que passam no trecho, a secretaria junto com a Associação de Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros (ATU), devem planejar desvios para esses itinerários, mas as alterações ainda não foram divulgadas. 

Abertas as inscrições em concurso para oficial de Justiça

OBRAS VÃO ENCERRAR COM ASFALTO NOVO
A buraqueira na cidade deve ser amenizada com a recuperação asfáltica na Rua Riachuelo, que é uma das principais vias do centro da cidade. Todas  as ruas que receberam as obras devem ser bloqueadas novamente, a partir de novembro, para receberem uma nova capa asfáltica. 

- Onde a gente mexeu, a gente vai deixar em excelentes condições. As obras vão melhorar não só a questão dos alagamentos, mas também a questão de trafegabilidade - afirma Severo. 

A previsão é que a terceira fase dure em torno de três semanas. Logo, até o fim de novembro, a população que mora ou passa pela região da Riachuelo não deve mais se preocupar com os dias de chuvarada ou com as más condições do asfalto, garante a prefeitura. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

14 concursos públicos estão com inscrições abertas no Rio Grande do Sul Anterior

14 concursos públicos estão com inscrições abertas no Rio Grande do Sul

Próximo

Amigos e familiares se despedem da professora Maria Zulmira Mariano da Rocha

Geral